logo epbr

estúdio epbr

Logo IBP
Logo Seminário IBP


Foto de Fernanda Delgado

Gás para Empregar não pode esquecer o lado da demanda, diz Fernanda Delgado

Política Energética |

A diretora Corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Fernanda Delgado, afirma que políticas públicas que visam aumentar a oferta de gás natural, como o programa Gás para Empregar, fazem sentido. O governo, no entanto, precisa gerenciar também o lado da demanda para ter sucesso.

Foto de Sylvie D'Apote

Produtores precisam se comunicar melhor sobre reinjeção de gás, diz Sylvie D’Apote

Política Energética |

A diretora de Gás Natural do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Sylvie D’Apote, disse que o setor precisa se fazer ouvir nas discussões das novas políticas para o gás natural. Segundo ela, os produtores precisam se comunicar melhor sobre, por exemplo, a reinjeção de gás — objeto de críticas dentro do governo.

Foto de Rachid Felix

3R Petroleum: Flexibilidade do gás de Peroá tem valor no mercado, diz Rachid Felix

Mercado de Gás |

A 3R Petroleum quer apostar em produtos flexíveis no mercado, com a comercialização do gás natural do Polo Peroá, na Bacia do Espírito Santo. “[O gás de Peroá] não está associado à produção de petróleo. Podemos variar volumes. Isso é uma característica que tem valor no mercado”, afirmou o diretor Comercial e Corporativo da companhia, Rachid Felix.

Foto de Andres Sannazzaro

BM-C-33 muda papel da Repsol Sinopec como comercializador de gás, diz Sannazzaro

Mercado de Gás |

O projeto BM-C-33 significará uma “grande mudança” no papel da Repsol Sinopec Brasil como comercializador de gás natural, afirma o gerente de Comercialização de Gás na companhia, Andrés Sannazzaro.

Foto Christiane Delart

Naturgy planeja municípios verdes abastecidos 100% com biometano no Rio, diz Christiane Delart

Mercado de Gás |

A Naturgy, controladora das distribuidoras CEG, CEG Rio e São Paulo Sul, estuda desenvolver projetos de redes de distribuição abastecidas 100% com biometano. A ideia é criar espécies de “municípios verdes”, supridos integralmente pelo gás natural renovável.

Foto de Alexandre Messa

Aumento da oferta de gás da União não ocorrerá antes de 2025, diz Alexandre Messa

Política Energética |

Uma vez aprovado pelo Congresso Nacional, o swap (troca) do óleo da União por volumes adicionais de gás natural disponíveis para comercialização por meio da Pré-sal Petróleo SA (PPSA) não será imediato, disse o diretor de Infraestrutura e Melhoria do Ambiente de Negócios no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Alexandre Messa.

Foto de Alexandre Messa

Gas release será discutido no Gás para Empregar, diz Alexandre Messa

Política Energética |

O diretor de Infraestrutura e Melhoria do Ambiente de Negócios no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Alexandre Messa, afirma que a possibilidade de um Programa de Redução de Concentração da oferta de gás natural (gas release) será discutida como uma proposta complementar, na estruturação do Gás para Empregar.

Foto de Emmanuel Delfosse

EDF mira geração de energia a biomassa no Brasil

Setor Elétrico |

A EDF Brasil (ex-EDF Norte Fluminense) estuda entrar no mercado de geração de energia a biomassa no Brasil. A empresa vive um processo de diversificação de portfólio.

Foto do Palco do Seminário de Gás Natural

Oferta de áreas para estocagem de gás e carbono pode ser feita por leilão, afirma diretor da ANP

Petróleo e Gás |

A oferta de áreas para estocagem de gás natural e captura de carbono pode ser intermediada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de leilões

Foto do Palco do Seminário de Gás Natural

Choque de oferta se refletirá nos preços do gás natural, diz Tolmasquim

Mercado de Gás |

O diretor executivo de Transição Energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, disse nesta quarta (10/5) que o Brasil passará nos próximos anos por um “choque positivo de oferta” de gás natural e que isso se refletirá nos preços da molécula. Segundo ele, a empresa buscará preços mais atrativos, ainda que haja limitações em se desvincular do alinhamento ao mercado internacional.